segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Valter di Lascio - o poeta das ruas.

Eu tinha acabado de pedir um X-tudo e uma coca-cola, quando o di Lascio apareceu, colocando um livrinho miúdo (na verdade, uma porção de páginas xerocadas e mal grampeadas) do meu lado. Sem dizer nada, barba grande, maltrapilho, ele se sentou num banquinho ao lado e esperou.

Abri a Xerox aleatoriamente e vi em letras garrafais:

CANIBALÍSTICAMENTE CORRETO

Hoje estou com a fome dos canibais,

Devorar os bispos e os cardeais.

Larguei o sanduíche na hora. E então abri outra página, não conversamos nada nesse meio tempo, a não ser por olho: os meus surpresos e os dele como de quem já compreendia esse tipo de reação, e então veio:

Sonha Dor

Mania de sonhador

Que sonha andando

Sonhei com canções nunca ouvidas

Sonhei com suas pernas me entrelaçando

Teu sexo me roçando

Teus dentes me rasgando

Sonhei que era sonhador

Que não sente dor

E ao olhar-me no interior vi então

Que estava sangrando.

Por trás da barba enorme e esbranquiçada, ele me contou que ingressou no curso de história da Unesp. Mudamos de Assunto. Que importava se o curso da Unesp tava andando por aí, com uma bolsa azul pendurada de lado? Eu quis saber do Valter di Lascio poeta. E esse cara que era energia, movimento, por trás de uma barba mal feita e amarelada pelo cigarro. Que tinha cansado do sistema, da falta de incentivo, da nossa ignorância, dessa visão enfadada que ignora a necessidade de cultura. E dessa própria necessidade que passa desapercebida.

Depois me recitou um poema boêmio, que eu retribuí com um sorriso largo. E a gente teve de ir. Cada um prum lado...

Fiquei com a Xerox, de impagáveis R$ 2,50, um beijo no rosto, e um vazio enorme de tudo o que eu não perguntei e da cerveja que a gente não tomou.

Vanessa Daiany.

5 comentários:

  1. Esse cara é o cara,
    Inteligente demais,
    O homem é um gênio,
    Táh, desculpa gente eu me empolguei. rsrs
    Estava com duas amigas num banco da UFAL(Universidade Federal de Alagoas), falavamos a respeito de uma prova que iriamos fazer minutos depois, quando do nada, aparece um homem barbudo, bagunçado, e ainda por cima o cheiro denunciava que havia bebido, que estendendo a mão com uns livrinhos de xamex, muito improvisado, nos fez a seguinte pergunta: "Posso lhes mostrar minhas obras?" Ele deu um exemplar diferente a cada uma de nós, começei a folhear parei um pouco e li um verso que não acreditei que fosse de sua autoria, não preciso nem dizer que comprei né? Custou apenas 2,50
    Minhas amigas também compraram..
    Comecei a lhe fazer umas perguntas, pois ele havia me dito que morava na rua, eu não conseguia entender como um homem tão inteligante podia morar na rua, quiz saber mais da sua vida, então lhe perguntei:
    - O Senhor tem filhos?
    E ele repondeu:
    - Que eu saiba não.
    Não estava conseguindo acreditar que Valter di Lascio morava na rua, então lhe perguntei, mesmo ele já tendo me dito no início da conversa:
    - Mas, aonde o Senhor mora?
    E ele me respondeu da seguinte maneira:
    - Na rua porra.
    Continuamos nossa conversa, mas eu paro por aqui. BY. SUZANA

    ResponderExcluir
  2. Valter é um grande homem, uma figura impagável, ele agora vive perambulando pela Ufal...

    ResponderExcluir
  3. Menina vi esse cidadão na orla aqui em Maceió, ele tem muita bagagem, porém, acaba se tornando invasivo e chato. Mas foi uma figura.

    Ele me perguntou o que devemos fazer pra curar dor de amor? Respondi, cachaça? Ele me olhou e foi logo soltando, uma trepada homérica! ..rs

    Ganhei a noite!

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkkkk. Valter é simplesmente genial!

    ResponderExcluir
  5. Um homen diferente... Cuidei dele na santa casa de misericordia de sao paulo... Procurei saber mais sobre ele e descobri uma grande homen poeta... Gratificante en saber que fiz parte da historia dele...

    ResponderExcluir

qualé?