terça-feira, 30 de agosto de 2011

li-ber-da-de

Estava eu pensando sobre asteroides, gnomos e semiótica, enquanto ouvia Shine on you Crazy Diamond do Pink Floyd. E então fui atrás da origem etimológica da palavra LIBERDADE. Li-ber-da-de. Pego uma xícara de café solúvel. Horrível. E então falo alto : Li-ber-da-de. Bom, segundo a minha fonte seguríssima , wikipedia, liberdade vem do latim libertas, que significa independência. Reticências. É também no wikidicionário que eu encontro algumas definições de liberdade, uma delas : direito de um cidadão agir segundo a sua própria determinação, desde que dentro dos limites da lei. Liberdade significa independência. Agir dentro de um LIMITE implica numa co-dependência. Das duas uma: ou liberdade não é independência, ou agir dentro de um limite não é liberdade.
Segundo o wikidicionário, outra definição para liberdade é: estado de quem não está na dependência total de alguém. Ênfase no total. Então, liberdade, segundo a descrição, seria uma dependência parcial. O que só meio contraria a etimologia latina.
Para Nietzsche ( =D ), a tal da li-ber-da-de nada mais é que o desprendimento de qualquer vínculo, de qualquer verdade pré-estabelecida. Já para Max Weber, a liberdade é um risco e pode ter resultados maléficos e/ou benéficos...
Agora, meio de súbito, me vem um outro conceito – o de utopia. Isso mesmo utopia, ou fantasia, ilusão, quimera, como queiram...
E então, o que seria liberdade?


Vanessa Daiany.

Um comentário:

  1. "Liberdade é muito mais do que palavras a dizer."

    Minha definicao preferida.

    ResponderExcluir

qualé?