segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Sou ALAGOANA.

Eu sou BRASILEIRA. E mais, eu sou NORDESTINA. E mais ainda, eu sou ALAGOANA. Maiusculamente Alagoana. E do interior. Cresci no Estado com os piores indicadores socioeconômicos, num país de indicadores socioeconômicos nada invejáveis. Cresci no Estado que foi e continua sendo um latifúndio monocultor voltado pra exportação, com direito a trabalho escravo/servil e todo o mais.

Mas foi também na terra de Zumbi, que eu nasci. Na terra de Graciliano, de Hermeto Paschoal, de Cacá Diegues, Jorge de Lima, Aurélio Buarque...

E eu duvido muito que meu pai vá me trancar no porão e me estuprar por cerca de vinte anos. Ou que um vizinho se entupa de explosivo e estoure aqui, no meio da quadra de futebol. Ou que alguém deprede o apartamento aqui de cima, por ele pertencer a duas angolanas.

Não que inexista intolerância, mas, apesar dos pesares, eu ainda acho que nós somos um povo mentalmente saldável.

Vanessa Daiany.

Um comentário:

qualé?